Quem somos e como surgimos?

Olá, Vascaínos,

Dois jovens vascaínos, com dezoito anos de idade, eram frequentadores assíduos, já há muito tempo, das arquibancadas nos jogos de futebol do Vasco da Gama. Mas já nutriam um grande interesse por acompanhar as outras modalidades esportivas do clube, sabendo que a instituição é extremamente vitoriosa ao longo de sua história nos mais variados desportos. Ao entrar em contato com esta importante faceta do clube, conheceram uma triste realidade.

Tratava-se de estrutura física debilitada – emblema é a interdição total já há alguns anos do ginásio principal de São Januário e do estádio aquático do complexo -, ausência praticamente total de investimentos por parte da diretoria do clube, carências em aspectos simples e fundamentais etc. Como consequência disso, o Vasco não figurava com destaque no alto rendimento de desportos nos quais teve brilho ao longo de sua história, embora o tivesse em algumas categorias de base. Mas longe de ser algo sistemático.

Mas, ao mesmo tempo, se reanimaram ao constatarem algo muito importante. Mais acima citamos que conquistas que ainda permaneciam, fundamentalmente em categorias de base, onde em alguns momentos a capacidade financeira e estrutural não se mostra como fator determinante. E o esporte olímpico e amador do Vasco ainda existe, e em muitos casos com alguns bons resultados, justamente devido à diária e inglória luta para isto. Diante disto, um interesse muitas vezes declarado de dirigentes e conselheiros de extinguir essas modalidades, para “cortar custos”. E essa luta a qual nos referíamos é protagonizada por diversos funcionários e grandes vascaínos, que no dia a dia mantêm diversos esportes em atividade no clube mesmo diante de dificuldades tão graves e em pontos tão triviais, como uniformes, estrutura física para treinos, água para os atletas beberem etc. Mas eles ainda nutrem o sonho de verem o Vasco em todos os esportes. E ao longo destes dois anos de blog, nós já trouxemos várias dessas figuras para você conhecer, e continuaremos a trazer. Sem dúvidas, esta é uma de nossas prioridades.

Outro fator que pesou para que viéssemos a existir foi o estado em que se encontrava em meados de 2012 a divulgação de notícias sobre esses esportes. O site oficial praticamente inexistia neste sentido, e, embora sites de grandes vascaínos ainda lutassem para procurar informações (como a NetVasco e o SempreVasco, comandados por torcedores que consideram muito as outras modalidades do clube), sentíamos falta de algo que fizesse uma cobertura dedicada, com acompanhamentos in loco dos eventos destes esportes.

No começo de outubro de 2012, criamos a fanpage no facebook CRVG – Em Todos os Esportes (link: http://goo.gl/N4WYAG). Sem nenhum apoio e divulgação, no começo já sabíamos que seria muito difícil crescermos e levarmos nosso trabalho aos mais diversos vascaínos, Brasil e mundo afora. Mas a aceitação foi muito boa, e, diante disto, aconteceram vários episódios que, em curto espaço de tempo, fizeram nosso público crescer muito. Primeiramente, uma inesperada notícia, de 16 de novembro, iniciou as drásticas mudanças. “Perfil no Facebook mantém vascaínos informados sobre os esportes amadores” (http://goo.gl/dXaRrA), dizia a NetVasco em seu feed de notícias. Isso fez com o público da nossa fanpage, ainda restrito a amigos próximos, se espraiasse bastante. A partir daí, nosso conteúdo passou a publicado sistematicamente pelo referido site e também por outros.

Ainda no fim do ano de 2014, recebemos uma proposta do site SuperVasco de tornar o blog uma extensão do próprio. Tendo em vista os enormes público e influência do site, aceitamos. Nele, consolidamos nosso trabalho durante quase todo o ano de 2013 e no começo de 2014, nos tornando verdadeiras referências para todos os vascaínos que acompanham os esportes amadores/olímpicos do clube.

No final de setembro de 2013, recebemos uma homenagem do Departamento de Basquetebol do Vasco que nos deixou bastante lisonjeados. Tratava-se de duas placas para os idealizadores do CRVG – Em Todos os Esportes, agradecendo pelo trabalho de divulgação dos esportes amadores e olímpicos do clube (leia os detalhes e veja fotos: http://bit.ly/1p6CYnt).

Agora, no final de maio de 2014, decidimos seguir vida própria com o Blog, e criamo-lo no WordPress. Além disto, firmamos parceria formal com o site NetVasco, que, de fato, sempre foi nosso parceiro, desde a citada matéria de novembro de 2012 até a publicação sistemática de todo o nosso conteúdo. A este site, agradecemos sobretudo ao Fernando Matta. Também não poderíamos deixar de agradecer ao site SuperVasco, com quem tivemos uma profícua parceria com um dos sites vascaínos mais visitados do Brasil e do mundo por cerca de um ano e meio, fazendo com que os acessos ao fanpage no Facebook e ao blog se multiplicassem vertiginosamente. Em especial, agradecemos à coordenadora de conteúdo do site, Jessica Corais.

Dando sequência aos agradecimentos, também não poderíamos deixar de agradecer ao ilustre vascaíno Rogério Abreu, sócio emérito e ex-diretor de basquete do Vasco. Sempre tivemos seu apoio, desde quando criamos a páginas e ainda éramos muito pequenos. Ele, diante da escassez de notícias sobre o basquete de base do Vasco, parecendo aos torcedores que a modalidade havia sido extinta do clube, mantinha o blog “Cesta Vascaína”, graças ao qual soubemos a situação do esporte no clube e passamos a acompanhá-lo. Mesmo com enormes dificuldades, o Vasco foi campeão da categoria pré-mirim, em 2012, de maneira invicta. Vale lembrar que o Vasco não levantava um troféu sequer na modalidade desde 2007. Fomos os únicos a cobrir esta conquista. Também ressaltamos com muita convicção o apoio dado pelo fotógrafo Dikran Junior, que, sempre que pode, nos ajuda nas coberturas com suas fotos nos variados esportes.

Para finalizar, ratificamos que os idealizadores do blog e repórteres do blog fazem um trabalho completamente amador, não tendo nenhum compromisso formal direto. Para finalizar, vamos apresentar quem são estes dois vascaínos. Raphael Caminha tem vinte e um anos, é estudante de jornalismo e é Sócio Geral do Club de Regatas Vasco da Gama; entre em contato com ele pelo e-mail caminharaphael@gmail.com ou pelo facebook: http://on.fb.me/1yO4JW1. João Luiz Mota tem a mesma idade e é graduando em Ciências Sociais, além de também ser Sócio Geral do clube. Para entrar com ele, o e-mail é jlmc1993@gmail.com e o facebook é http://on.fb.me/1p6CXzI. Também divulgamos nosso conteúdo no Twitter. O endereço é http://goo.gl/f43cYe.

Um abraço e Saudações Vascaínas!

Ass.: João Luiz Mota e Raphael Caminha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s