Basquete: Após 2016 brilhante, categorias de base tendem a ter um 2017 espetacular

31144139630_c950cd23a3_bEm 2016 tivemos um ano esplêndido para o basquetebol do Club de Regatas Vasco da Gama. Não só pelo retorno do time adulto ao NBB, mas sobretudo, pelo refortalecimento das categorias de base do clube, o que é essencial para qualquer equipe que sonha grande.

Por mais que durante todos esses anos o Vasco tenha mantido as categorias de base, era por mera participação, já que os resultados durante o período de 2008 até meados de 2014, eram pífios. Em 2015 foi a grande reestruturação, sobretudo com o retorno do grande Fernando Lima, homem-chefe do basquete do Almirante e um dos maiores dirigentes da história do clube.

A base foi entregue aos comandos do diretor Rogério Abreu e de membros da comissão técnica que estão há anos no Vasco, lutando por melhorias, mesmo durante as maiores dificuldades estruturais e financeiras. Tivemos o retorno fabuloso do nosso ginásio principal, que somado ao Ginásio do Forninho, fez do Vasco ter uma das melhores, se não a melhor estrutura para praticar o esporte em alto nível no Estado do Rio de Janeiro. E como consequência disso, os resultados começaram a aparecer.

Esse ano, o Gigante da Colina conquistou o Campeonato Carioca Sub-15, o que não acontecia desde 1999, quando o treinador David Gaglianone, ainda era jogador e na ocasião, fez a cesta que garantiu a conquista. David foi um dos grandes responsáveis também por essa conquista e pela montagem desse elenco maravilhoso, que em 2016 escreveu mais um capítulo na gloriosa história vascaína. Em 2015, David já tinha conquistado o Carioca Sub-14.

Além dessa conquista, o Vasco também disputou o título de praticamente todas as categorias. No sub-13, ficou com o 4º lugar, caindo na semifinal; no sub-14, foi vice-campeão; nas categorias sub-17 e sub-19, que eram as categorias que mais sofriam anteriormente, já que o clube tinha dificuldades em manter os atletas ou trazer reforços para as as equipes, já que não tinham o espelho do time adulto, tiveram campanhas maravilhosas.O sub-17, ficou com o vice-campeonato, realizando um campeonato espetacular, o que não acontecia há tempos, o mesmo que ocorreu com o sub-19, que entretanto, terminou com o 3º lugar. Além dessas categorias, o Machão da Gama conquistou o 5º lugar no sub-12 e foi o grande campeão do Torneio Aberto Sub-16, fora inúmeras conquistas escolares com o Colégio Vasco da Gama.

A tendência é que em 2017,  a base do Vasco esteja ainda mais reforçada e conquiste mais troféus para o grandioso Departamento de Basquetebol. Com o time adulto em alta, o clube consegue atrair ainda mais os olhares dos jovens atletas que sonham em defender a Cruz de Malta, um dos clubes mais vitoriosos do Brasil.

Por: Raphael Caminha – caminharaphael@gmail.com

Foto: Sub-15 campeão estadual por Paulo Fernandes – Site oficial do Vasco. 

Anúncios
Esse post foi publicado em Basquete, Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s